Pular para o conteúdo
Início » CIF ou FOB… Quem paga o frete?

CIF ou FOB… Quem paga o frete?

Quem nunca ouviu o termo CIF ou FOB nessa vida? Se você alguma vez recebeu algo através de transportadora de cargas, provavelmente já deve ter ouvido falar… ou então descubra agora o que significa. Tem a ver com quem vai pagar o frete:

  • CIF: Quem paga o frete é quem envia a mercadoria, ou seja, o REMETENTE.
  • FOB: Quem paga o frete é quem recebe a mercadoria, ou seja, o DESTINATÁRIO;
  • Existe ainda uma terceira modalidade, onde nem remetente e nem destinatário pagam o frete. Entra neste contexto a figura de um TERCEIRO PAGADOR. É quando alguém te envia algo pela transportadora, mas uma terceira pessoa paga o frete para você.

Vamos a um exemplo sobre TERCEIRO PAGADOR: Imagine que a transportadora X1 entregou mercadoria avariada para você, e por este motivo foi solicitada a devolução da mercadoria para substituir por outra igual e sem avarias. Porém, a transportadora X1 não coleta na cidade do DESTINATÁRIO, sendo necessário contratar outra transportadora, a X2, para coletar a devolução e levar a mercadoria até a transportadora X1. Não é incomum que a transportadora X2 ao coletar a mercadoria de devolução emita um CT-e tendo um remetente e um destinatário conforme a nota fiscal, mas o terceiro pagador sendo a transportadora X1, que solicitou a coleta de devolução a fim de repor a mercadoria ao destinatário posteriormente.

Este é só um exemplo, no transporte, cada COLETA de mercadoria pode dar vida à uma história diferente, abrindo o leque de interpretações.

Existem diversos cenários onde entra em campo a figura do TERCEIRO PAGADOR. Pode até ter outros nomes ou definições, mas o importante é entender que nestes casos não se trata de um frete comum CIF ou FOB, existe um terceiro pagador envolvido.

Outro ponto importante a considerar é que na existência de um TERCEIRO PAGADOR, este deve estar ciente e ter autorizado ou solicitado que assim o frete fosse emitido, sob risco de o mesmo negativar o pagamento do frete. Tudo deve ser feito de forma transparente.

Marcações:

Deixe um comentário